Médicos do SUS serão homenageados pela atuação em prol da saúde da comunidade

AltranDiscurso 16.10.2023 MG 1685O vereador Altran é autor das Moções de Aplausos aprovadas, que prestam homenagens a dois médicos que atuam na região do São Clemente (Foto: Arquivo Câmara - 16/10/2023)Lotados no Sistema Único de Saúde (SUS) do município, os médicos Bruno Fernando de Oliveira e Orises Ferri de Almeida são homenageados nas Moções de Aplausos 23 e 24/2023, aprovadas por oito votos a favor e sete abstenções, na sessão ordinária desta segunda-feira (4). As honrarias são de autoria do vereador Altran (MDB), presidente da Câmara.

Os textos destacam o reconhecimento aos “notáveis feitos” e à “dedicada atuação” dos profissionais, em prol da “saúde da comunidade” montemorense. Em discurso no Plenário, antes das votações, Altran disse que tais médicos fazem um “excelente trabalho” no Parque Residencial São Clemente, sendo pessoas muito queridas e admiradas pelos moradores.

“Natural de Paulínia (SP), o Dr. Bruno escolheu Monte Mor em dezembro de 2022, como cidade para exercer sua profissão, trazendo consigo uma bagagem valiosa de experiências e conhecimentos”, diz trecho da Justificativa da Moção 23, sobre o médico, que é formado em Medicina pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS).

“[Ele] trilhou um caminho único, sendo técnico químico, engenheiro agrônomo pela USP, e agora médico em formação para Medicina de Família e Comunidade pela UFSC [Universidade Federal de Santa Catarina]”, completa Altran. “Sua determinação e versatilidade são inspiradoras”, diz o vereador, citando as palestras proferidas a estudantes.

“Orises Ferri de Almeida, natural de São Paulo, chegou a Monte Mor em 2013, após aprovação em concurso público. Graduada em Medicina pela Unicamp em 1977, a doutora retornou a São Paulo, onde exerceu as funções de clínica geral, médica do trabalho e médica da família, cargo que desempenha com maestria até os dias de hoje”, diz a homenagem.

O texto também destaca a “significativa contribuição’ da profissional “para a consolidação da Saúde da Família em Monte Mor, incluindo o combate ao tabagismo, projeto que, em parceria com a enfermeira Nathalia Stein Montalti, colheu frutos notáveis e perdurou até o início da pandemia de Covid-19”. Cita, ainda, que a médica é uma “firme defensora do SUS”.