Em Requerimento, vereadores cobram informações sobre empresa de transporte coletivo

ProfessorFio 13.02.2023 Requerimento7 01O vereador Professor Fio, autor do Requerimento 7, em discurso no Plenário: “temos a necessidade em darmos uma resposta aos cidadãos”A partir do Requerimento 7/2023, os vereadores pedem informações à prefeitura sobre contrato firmado com empresa de transporte coletivo no município. A propositura, de iniciativa do vereador Professor Fio (PTB), foi aprovada por dez votos favoráveis e duas abstenções, durante votação na sessão ordinária desta segunda-feira (13).

“As informações requeridas são necessárias, pois os moradores sofrem todos os dias ao irem trabalhar com superlotação e falta de ônibus”, diz o autor, na Justificativa do documento. Segundo Fio, a situação é frequentemente relatada em publicações nas redes sociais, nas quais os moradores “denunciam a superlotação e [...] cobram dos vereadores uma solução”.

No Requerimento, é solicitada cópia do contrato firmado entre a empresa e a prefeitura. A propositura ainda questiona se há relato de descumprimento contratual; se a empresa “está em conformidade e cumprindo todos os termos”; e se “já foi cobrado por essa municipalidade alguma providência sobre a superlotação dos ônibus em horário de pico”.

“Nós, vereadores, eleitos para representar a população montemorense, temos a necessidade em darmos uma resposta aos cidadãos. Além do mais, não temos o conhecimento das normas firmadas no contrato. Com as informações reais, podemos ajudar a administração municipal a buscar meios para resolver os problemas”, afirma Fio, em trecho da Justificativa.

SUPERLOTAÇÃO

ProfessorFio 13.02.2023 Requerimento7 02“A população está sofrendo, para ir trabalhar e para voltar do trabalho. Isso não pode acontecer”, afirmou Professor Fio, na sessão da CâmaraEm discurso, antes da votação, o autor do Requerimento comentou o assunto. Fio disse que essa era mais uma tentativa de resolver o “problema grave no transporte coletivo”, ocasionado especialmente devido à superlotação. “O cidadão merece respeito”, salientou.

Para ele, com cópia do contrato será possível verificar “se a empresa está cumprindo com tudo [que está previsto]” - e, em caso de descumprimento, gerar o rompimento e abertura de nova contratação. “A gente precisa desse contrato para cobrar a empresa”, afirmou.

“A população está sofrendo, para ir trabalhar e para voltar do trabalho. Isso não pode acontecer”, afirmou o parlamentar, destacando, também, a importância de os moradores cobrarem uma resposta dos Poderes Executivo e Legislativo, sobre o assunto.

“Têm vídeos, tem tudo que comprova que o transporte público em Monte Mor é precário, e a gente vai lutar para melhorar. E, para isso, a gente precisa desse contrato em mãos”, disse Fio. Outros parlamentares também comentaram o tema, em discursos (assista no YouTube).