Alan faz discurso contrário à redução da maioridade penal

Alan faz discurso contrário à redução da maioridade penalAlan faz discurso contrário à redução da maioridade penal24/06/15 – O vereador Alan de Souza (PMDB) fez discurso contrário à redução da maioridade penal, na sessão da Câmara dessa segunda-feira (22). Guarda civil municipal, Alan disse que vê com preocupação o fato de deputados, entidades e diversas forças da sociedade civil estarem se mobilizando a favor da proposta. Na semana passada, comissão especial da Câmara dos Deputados aprovou relatório que reduz de 18 para 16 anos a idade penal para os crimes graves. O texto ainda precisa ser votado na Câmara federal e no Senado.

“Olhando o nosso país, da forma como se encontra, tenho uma preocupação muito grande. Nosso país ainda não fornece às nossas crianças, aos nossos adolescentes, creches e escolas suficientes para que haja a educação necessária, para que possamos constituir cidadãos com capacidade de decisões e escolhas corretas”, disse o vereador.

Alan ressaltou que, no trabalho em escolas da periferia, sempre encontra alguns jovens “resilientes”, que conseguem superar a realidade de violência e pobreza com a qual convivem. “Mas a grande maioria não [consegue]. A grande maioria acaba seguindo aquilo que vê”, disse o vereador, citando casos de famílias onde pai e irmãos estão presos, e a mãe é viciada em drogas. “Aí eu pergunto: qual será o futuro dessa criança? O Estado vai tomar conta dessa criança, dando a educação […] que ela tanto necessita para se tornar um cidadão de bem?”, questiona o vereador.

Casos de violência

Alan de Souza disse que é comum as pessoas se posicionarem a favor da redução da maioridade penal ao se depararem com fatos brutais, como quando crianças praticam crimes de roubo, estupro e até assassinato. “Tudo isso é uma realidade, é um fato. Mas nós temos o Estatuto da Criança e do Adolescente, o ECA, que já pune tais casos”, disse o vereador, afirmando que em muitas situações os adolescentes têm penas até superiores às de adultos. “Uma criança traficando pega até três anos de prisão. Qual traficante em nosso país fica três anos de cadeia?”, disse. Com a aprovação da proposta, afirma o vereador, “estaríamos entregando nossas crianças nas mãos de bandidos já formados, que as abraçariam e ensinariam a elas tudo aquilo que precisam para se tornar profissionais do crime”.

Concluindo a fala, Alan pediu que os montemorenses que tenham a mesma opinião que ele se unam, para transmitir esse pensamento ao Congresso Nacional. “Há um medo muito grande em meu coração, pois nem sempre a punição é a melhor saída, principalmente quando nós temos essa deficiência toda do Governo relacionada à educação”, finalizou.

Frente Parlamentar Evangélica

O vereador também parabenizou o deputado estadual Carlos Cezar (PSB), pela criação da Frente Parlamentar Evangélica da Assembleia Legislativa de São Paulo, que deu início aos trabalhos na segunda-feira (15). Carlos é representante da Igreja do Evangelho Quadrangular, e coordena a frente, que possui 28 membros. Na próxima semana, a Câmara de Monte Mor irá apreciar a moção de parabenização 23/2015, proposta pelo vereador Alan de Souza, que homenageia e apoia o trabalho da frente evangélica.