Vereadores aprovam projeto que cria a Semana de Conscientização e Luta contra o lúpus

Plateia assiste a sessão ordinária

12/09/2017 – A criação da Semana Municipal de Conscientização e Luta contra o lúpus, doença inflamatória crônica de origem autoimune “causada pela produção de anticorpos contra o próprio organismo”, foi aprovada por unanimidade, na sessão de ontem (11). A iniciativa consta do projeto de lei 127/2017, de autoria do presidente da Câmara, vereador Waltinho Assis (PDT).

“A conscientização da sociedade é uma arma fundamental, que poderá levar a um melhor entendimento sobre a doença e, consequentemente, beneficiar milhares de pacientes na luta por uma melhor qualidade de vida dos portadores de lúpus”, afirma a justificativa do projeto de lei. As atividades de conscientização serão realizadas anualmente, na semana de 10 de maio.

De acordo com o projeto, o lúpus é uma doença complexa e de difícil diagnóstico, “cuja gravidade depende do órgão atacado”. “Sintomas desencadeados pela doença, como dores constantes nas articulações, podem impedir atividades simples, como a prática de atividades físicas e, também, a rotina de trabalho”, destaca o projeto.

A Semana Municipal de Conscientização e Luta contra o Lúpus prevê a veiculação de campanhas com mensagens sobre a doença, nos meios de comunicação, além de debates, cursos, seminários e palestras sobre a patologia, dentre outras iniciativas. O projeto aprovado segue agora para sanção do prefeito Thiago Assis (PMDB).

 

Galeria de imagens:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *