Vereadores aprovam moção de apoio à luta dos professores da rede estadual de ensino e de repúdio a intimidações

Plenário: vista geral

18/04/2017 – Na sessão ordinária de ontem (17), a Câmara de Monte Mor aprovou, por unanimidade, a moção 5/2017, de autoria do vereador Fiuza (PT). O documento manifesta “apoio à luta dos professores da rede estadual de ensino e repúdio às intimidações da Secretaria Estadual contra os professores que lutam por uma educação de qualidade”. A moção aprovada se refere ao movimento de greve dos professores do Estado, iniciada no dia 28 de março e suspensa em 31 de março deste ano. Desde então, os professores mantiveram as mobilizações.

“É dever de todos nós, cidadãos de bem, apoiar a luta dos professores, pois a educação é a base fundamental para o desenvolvimento econômico, social e cultural de uma sociedade”, destaca trecho da moção. Dentre as reivindicações dos professores estava o aumento salarial e o cumprimento, por parte do Governo do Estado, do Plano Nacional de Educação, especificamente no critério de equiparação salarial dos professores aos demais profissionais com escolaridade equivalente.  “A luta dos professores visa fazer o Estado cumprir a legislação”, destaca.

Segundo a moção, a Secretaria Estadual de Educação “utiliza de seu poder para reprimir as ações dos professores”, e ameaçava “contratar substitutos para colocar em salas de aula, cortar o ponto e dar falta injustificada”. “Ora, será que a luta por qualidade na educação por si só não justifica a necessidade de mobilização social, uma vez que os governantes não a coloca em prática?”, questiona trecho do documento aprovado. “A qualidade de ensino passa também pela remuneração, condições de trabalho e formação continuada”, ressalta a moção.

Cópia do documento aprovado, assinada por todos os vereadores de Monte Mor, será enviada ao secretário estadual de Educação, ao governador Geraldo Alckmin, ao Sindsmor (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Monte Mor), a Apeoesp (Sindicato dos Professores do Estado de São Paulo) e à Secretaria Municipal de Educação de Monte Mor.

  • Veja a íntegra dos projetos votados na 11ª sessão ordinária do ano no nosso Boletim de Votação. E, na pauta, veja a ementa das demais discussões da sessão ordinária.

Galeria de imagens:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *