No Parlamento Metropolitano, Vanderlei Soares acompanha debates sobre saúde e mobilidade urbana

????????????????????????????????????

08/06 – O vereador Vanderlei Soares (PMDB) participou da terceira reunião do Parlamento Metropolitano da RMC, órgão colegiado que reúne as 20 casas legislativas da região de Campinas. Em discurso no plenário, nesta segunda-feira (5), Vanderlei comentou a participação no encontro, que debateu questões relacionadas à saúde e à mobilidade urbana, dentre outros. Realizada em Vinhedo, a reunião também contou com a presença do vereador Zé Fernandes (PSDB) e de assessores parlamentares.

 As discussões sobre a importância da retomada da importação do medicamento Asparaginase, utilizado para tratar a leucemia linfoide aguda (LLA), ocuparam parte da reunião do Parlamento. Segundo Vanderlei, a médica oncologista e presidente do Centro Infantil Boldrini, Silvia Brandalise, ministrou palestra, defendendo que o governo brasileiro reveja seu posicionamento. No começo do ano, o governo federal deixou de comprar o Asparaginase, fabricado na Alemanha, e contratou um laboratório chinês para fornecer o medicamento LeugiNase.

 Segundo Vanderlei, estudos clínicos comprovam que o medicamento chinês possui mais de 300 impurezas, enquanto o produzido na Alemanha apresenta entre 3 e 5. “É um medicamento que tem toda a segurança, toda a comprovação, enquanto o medicamento chinês não tem […] Infelizmente alguns políticos se utilizam do cargo para levar alguma vantagem”, afirmou o vereador. “Mesmo com a comprovação feita por muitas equipes de saúde, ele [o Ministro da Saúde, Ricardo Barros] ainda fica insistindo que o medicamento chinês é eficaz”, disse.

 Na segunda-feira, a Câmara aprovou por unanimidade a moção de apelo 10/2017, que pede que o Ministério da Saúde volte a importar o medicamento Asparaginase.

 Mobilidade Urbana

 Na reunião, o diretor do da ONG Observatório Nacional de Segurança Viária, José Aurélio Ramalho, apresentou dados estatísticos relacionados aos acidentes de trânsito ocorridos em toda Região Metropolitana de Campinas, inclusive em Monte Mor. A palestra culminou com a adesão do Parlamento ao projeto “Laço Amarelo”, que visa à luta pela diminuição dos acidentes.

 Segundo Vanderlei, o encontro também culminou com a criação da Frente Parlamentar do Transporte e Mobilidade Urbana, que formará comissão de vereadores para discutir tais assuntos. A Frente foi idealizada pelo vereador Jonh Lenon (PDT), de Hortolândia.  “Cada reunião dessas é muito importante, pois acabamos aprendendo e conhecendo”, concluiu Vanderlei.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *