Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > > Comunicação > > Notas Oficiais > > Jesus Lopes comenta participação em eventos na região, incluindo congresso sobre rádios comunitárias
Início do conteúdo da página

Jesus Lopes comenta participação em eventos na região, incluindo congresso sobre rádios comunitárias

JesusLopes 07.05.2018"Sabemos que hoje as rádios comunitárias estão sofrendo com a pressão de grandes grupos", disse Jesus Lopes10/05/2018 - Na semana passada, o vereador Jesus Lopes (PR) participou de alguns eventos, debatendo questões de interesse do município de Monte Mor. Dentre eles, reuniões com a concessionária Rodovias do Tietê, integrantes do Parlamento Metropolitano da RMC, ONGs SOS Mata Atlântica e Pingo D’Água, e o Congresso das Rádios Comunitárias de São Paulo. Nesta segunda-feira (7), o vereador comentou tais eventos, no plenário da Câmara.

Jesus Lopes destacou que a reunião do Parlamento Metropolitano da RMC, realizada na sexta-feira (4), em Jaguariúna, permitiu a “discussão de assuntos de muito interesse”. O vereador citou a palestra sobre moradias populares, ministrada por servidor da CDHU, Vitório Bando; e sobre “bons tratos aos animais”, com a educadora Mariana Penteado. “Foi uma reunião muito produtiva, na qual adquirimos conhecimentos e experiência”, destacou.

Na mesma data, o parlamentar participou ainda de uma reunião na concessionária Rodovias do Tietê, juntamente com o presidente da Ong Pingo D’água, Marco Antônio Elias, visando reivindicar apoio para promover a recuperação de áreas degradadas no município. Tal assunto também foi debatido no sábado (5), em reunião com a ONG SOS Mata Atlântica, que culminou com a formalização de parceria, que permitirá a recuperação de mananciais e de nascentes.

Segundo Jesus Lopes, a reunião com a SOS Mata Atlântica - que também contou com a presença de integrantes da Pingo D´água e de proprietários de terrenos nos quais existem nascentes degradadas - garantirá o desenvolvimento de um projeto, no segundo semestre. E, nos próximos dias, ocorrerá a distribuição de cartilha aos interessados, que poderão solicitar uma visita gratuita dos profissionais da ONG, visando o desenvolvimento de projeto de recuperação dos mananciais.

RÁDIOS COMUNITÁRIAS

Na sexta-feira (4), Jesus Lopes também participou do "Congresso das Rádios Comunitárias de São Paulo - Lei 9.612/98, 20 anos depois: avanços e perspectivas", realizado na Câmara de Vereadores de São Paulo. O evento debateu o cenário das rádios comunitárias, atualmente. “Apoiamos essa causa. Sabemos que hoje as rádios comunitárias estão sofrendo com a pressão de grandes grupos, e precisam ter algumas mudanças para que elas sobrevivam”, disse Jesus.

O parlamentar comentou as fragilidades da legislação federal aplicada às rádios comunitárias, que veda, por exemplo, a veiculação de propagandas. Segundo Jesus, isso dificulta a atuação das emissoras, que são sem fins lucrativos, mas que possuem despesas. O vereador também comentou que a atual política de cobrança de direitos autorais, pelo Ecad, também precisa ser revista. Os deputados Vicentinho (PT) e José Américo (PT) também participaram do evento.

Fim do conteúdo da página