Você está aqui: Página inicial > > Comunicação > > Notas Oficiais > > Jesus Lopes comenta participação em eventos na região, incluindo congresso sobre rádios comunitárias

JesusLopes 07.05.2018"Sabemos que hoje as rádios comunitárias estão sofrendo com a pressão de grandes grupos", disse Jesus Lopes10/05/2018 - Na semana passada, o vereador Jesus Lopes (PR) participou de alguns eventos, debatendo questões de interesse do município de Monte Mor. Dentre eles, reuniões com a concessionária Rodovias do Tietê, integrantes do Parlamento Metropolitano da RMC, ONGs SOS Mata Atlântica e Pingo D’Água, e o Congresso das Rádios Comunitárias de São Paulo. Nesta segunda-feira (7), o vereador comentou tais eventos, no plenário da Câmara.

Jesus Lopes destacou que a reunião do Parlamento Metropolitano da RMC, realizada na sexta-feira (4), em Jaguariúna, permitiu a “discussão de assuntos de muito interesse”. O vereador citou a palestra sobre moradias populares, ministrada por servidor da CDHU, Vitório Bando; e sobre “bons tratos aos animais”, com a educadora Mariana Penteado. “Foi uma reunião muito produtiva, na qual adquirimos conhecimentos e experiência”, destacou.

Na mesma data, o parlamentar participou ainda de uma reunião na concessionária Rodovias do Tietê, juntamente com o presidente da Ong Pingo D’água, Marco Antônio Elias, visando reivindicar apoio para promover a recuperação de áreas degradadas no município. Tal assunto também foi debatido no sábado (5), em reunião com a ONG SOS Mata Atlântica, que culminou com a formalização de parceria, que permitirá a recuperação de mananciais e de nascentes.

Segundo Jesus Lopes, a reunião com a SOS Mata Atlântica - que também contou com a presença de integrantes da Pingo D´água e de proprietários de terrenos nos quais existem nascentes degradadas - garantirá o desenvolvimento de um projeto, no segundo semestre. E, nos próximos dias, ocorrerá a distribuição de cartilha aos interessados, que poderão solicitar uma visita gratuita dos profissionais da ONG, visando o desenvolvimento de projeto de recuperação dos mananciais.

RÁDIOS COMUNITÁRIAS

Na sexta-feira (4), Jesus Lopes também participou do "Congresso das Rádios Comunitárias de São Paulo - Lei 9.612/98, 20 anos depois: avanços e perspectivas", realizado na Câmara de Vereadores de São Paulo. O evento debateu o cenário das rádios comunitárias, atualmente. “Apoiamos essa causa. Sabemos que hoje as rádios comunitárias estão sofrendo com a pressão de grandes grupos, e precisam ter algumas mudanças para que elas sobrevivam”, disse Jesus.

O parlamentar comentou as fragilidades da legislação federal aplicada às rádios comunitárias, que veda, por exemplo, a veiculação de propagandas. Segundo Jesus, isso dificulta a atuação das emissoras, que são sem fins lucrativos, mas que possuem despesas. O vereador também comentou que a atual política de cobrança de direitos autorais, pelo Ecad, também precisa ser revista. Os deputados Vicentinho (PT) e José Américo (PT) também participaram do evento.