Você está aqui: Página inicial > > Comunicação > > Notas Oficiais > > “Estamos vivendo uma epidemia preocupante”, diz Pastor Elias, sobre mortes provocadas por picadas de escorpiões, no Brasil

PastorElias 10.07.2018Pastor Elias sugeriu o mapeamento das regiões com maior incidência de escorpiões; e campanhas de conscientização11/07/2018 - “Estamos vivendo uma epidemia preocupante, com esse crescente número de escorpiões”. A declaração foi dada pelo vereador Pastor Elias (MDB), durante discurso na Câmara, nesta terça-feira (10). O parlamentar comentou notícia divulgada recentemente no portal G1, que relatava 184 mortes em decorrência de picadas de escorpião em 2017 - maioria delas em São Paulo e Minas. Segundo a reportagem, crianças pequenas e idosos são as principais vítimas.

Pastor Elias sugeriu a realização de campanhas de orientação, pelo Governo, visando informar a sociedade sobre a importância da manutenção de lotes e terrenos limpos, por exemplo. “Esse tipo de bicho se prolifera em lugares onde há muita sujeira”, comentou. “É um diagnóstico preocupante: 184 mortes não é brincadeira”, disse o vereador, que também sugeriu o mapeamento das regiões com maior incidência de escorpiões, na cidade.

O vereador afirmou que, em visita a alguns bairros, na semana passada, presenciou o descarte irregular de lixo. “São lugares propícios para proliferação de escorpião [...] Muitas pessoas infelizmente não têm consciência cívica, e descartam lixo em local errado”. Pastor Elias também pediu à prefeitura que faça a retirada de entulhos no bairro Jardim Capuavinha, na região de onde foram removidas famílias que hoje moram nos condomínios do Minha Casa Minha Vida.

No discurso, o parlamentar lembrou que, em março, havia manifestado preocupação com a incidência de escorpiões em escola do Jardim Moreira. Posteriormente, ocorreu uma dedetização no local, visando solucionar o problema. “Quando trouxe esse alerta, era justamente preocupado com crianças que pudessem ser vítimas”, ressaltou o parlamentar, citando o caso de uma criança de 5 anos que morreu em Araçatuba, após ser picada por escorpião.