Câmara aprova moção em homenagem ao Dia Mundial da Conscientização do Autismo

Plenário: ao fundo, plateia

18/04/2017 – Dois de abril é o Dia Mundial da Conscientização do Autismo. A data, que busca a inclusão das pessoas com a síndrome, foi lembrada na moção de parabenização 7/2017, de autoria da vereadora Professora Selma (PMDB), aprovada ontem (17), por unanimidade, na Câmara. “Ao propormos esta moção, ressaltamos a grata satisfação em parabenizar as pessoas com autismo, bem como seus familiares e amigos”, destaca a vereadora no documento, que será assinado por todos os vereadores da Casa.

De acordo com o texto aprovado, o autismo é uma síndrome que atinge quase 2 milhões de brasileiros, atualmente. As principais características são: “inabilidade para interagir socialmente, dificuldade no domínio da linguagem para comunicar-se ou lidar com jogos simbólicos e padrão de comportamento restritivo e repetitivo”. Durante discurso, Professora Selma destacou a importância da garantia dos direitos dos autistas – “para que eles sejam não só inseridos, mas que haja a verdadeira inclusão, e eles possam exercer de fato a sua cidadania”, afirma.

Ainda segundo a moção, “o tratamento do autismo envolve intervenções psicoeducacionais, orientação familiar, [visando o] desenvolvimento da linguagem e/ou comunicação”. “O recomendado é que uma equipe multidisciplinar avalie e desenvolva um programa de intervenção orientado a satisfazer as necessidades particulares de cada indivíduo”, afirma o documento, ressaltando a importância da atuação de psiquiatras, psicólogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas e educadores físicos.

Cópia da moção aprovada será remetida à Secretaria Municipal de Educação, Adacamp (Associação para o Desenvolvimento dos Autistas em Campinas), à Escola de Educação Básica Tiquira, à Apae Capivari e ao Instituto SER (Senso Educação Reintegrada), em Campinas.

  • Veja a íntegra dos projetos votados na 11ª sessão ordinária do ano no nosso Boletim de Votação. E, na pauta, veja a ementa das demais discussões da sessão ordinária.

Galeria de imagens:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *